Multi-user Equipment 2 (in Portuguese)

Plano para Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento Multiusuário

Comitê Gestor:  Prof. Carlos De Marqui Junior (SAA/EESC/USP) e Prof. Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira (SEM/EESC/USP)  – http://envibro.eesc.usp.br/

Comitê de Usuários:  Prof. Marcello Augusto Faraco de Medeiros (SAA/EESC/USP), Prof. Marcelo Leite Ribeiro (SAA/EESC/USP), Prof. Adriano Almeida Gonçalves (SEM/EESC/USP).

Equipe técnica: José Claudio Pinto Azevedo (SAA/EESC/USP) e Jair Diego Antonietti (SEM/EESC/USP)

Equipamento Multiusuário: Single-Point Laser Doppler Vibrometer Digital (SWIR-Laser, measurement laser 1550 nm, targeting laser 510-530 nm, classe 2, medição de velocidade e deslocamento na faixa DC até 24 MHz e velocidade máxima 25 m/s).

1. Plano para Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento Multiusuário

O comitê gestor é o responsável por gerenciar o compartilhamento de uso do Equipamento Multiusuário (EMU) e garantir o seu funcionamento. A equipe técnica será a responsável pela operação do equipamento, visando atender as necessidades dos usuários autorizados, respeitadas as características técnicas e recomendações para uso do sistema. Para utilização do EMU será reservada uma sala exclusiva localizada na EESC/USP, para atender a demanda de compartilhamento do equipamento. O comitê de usuários informará periodicamente ao comitê gestor sobre o acesso e funcionamento do EMU. A utilização do EMU é regida pelo regulamento sobre uso e cobrança dos serviços e uso de EMU.

2. Regulamento sobre uso e cobrança dos serviços e uso de EMU

O uso do EMU sob responsabilidade do Projeto Temático originador (Projeto Temático Envibro Proc. 2018/15894-0) poderá ocorrer por usuários internos ou externos ao Envibro. Usuários internos caracterizam-se por indivíduos que desenvolvam pesquisas junto ao Projeto. Estes usuários podem ter acesso ao EMU, sem cobrança de valor hora, sob agendamento e operação da equipe técnica. Usuários externos são indivíduos que não tenham vinculo de pesquisa com o Projeto Envibro, e neste caso a utilização do equipamento será possível mediante disponibilidade de agenda do equipamento, da equipe técnica e perante cobrança de valor hora de uso. A cobrança ocorrerá no seguinte formato:

1- Pagamento por horas de uso do equipamento (para usuários externos, serviços eventuais e empresas).

Cada professor/pesquisador responsável terá uma conta gerenciada pelo comitê gestor, na qual os débitos decorrentes do uso do EMU serão contabilizados. A cobrança será feita pela Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial (FIPAI), com a emissão de nota fiscal de serviços. A nota fiscal poderá ser emitida, a critério do professor/pesquisador responsável, em nome dele próprio ou do aluno executor do processo. Outras formas de pagamento poderão ser negociadas com o comitê gestor. A Tabela I indica os valores horários a serem cobrados. A tabela poderá sofrer atualizações para contemplar alterações de custo e equipamentos adicionais. Essas informações estarão disponíveis no sítio da internet do Envibro, http://envibro.eesc.usp.br/. Um mesmo usuário externo será limitado a um máximo tempo de agendamento de 10 horas por semana.

Tabela I. Custo horário de equipamentos

GrupoValor por hora (R$/hora)
Grupo I (usuários internos)R$ 0,00
Grupo II (usuários externos: acadêmico)R$ 150,00
Grupo III (usuários externos: empresas)R$ 350,00

3. Agendamento e reserva

Os pedidos de reserva de horário deverão ser realizados por e-mail dirigido aos cuidados do Prof. Carlos De Marqui Junior, e-mail: demarqui@sc.usp.br.

Após solicitação de serviços, serão apresentados os períodos de disponibilidade do EMU, um pré-orçamento e as condições de uso do sistema. A confirmação do agendamento se dará após a concordância do usuário com as informações apresentadas. Todas as requisições serão comunicadas ao Comitê de Usuários e reportadas periodicamente ao Comitê Gestor do equipamento.